Bem-vindo ao site do Norte de Mato Grosso, Peixoto de Azevedo/MT, domingo 27 de maio 2018
Midia Kit
Peixoto de Azevedo - Caramujo - Africano

Caramujos infestam terrenos em Peixoto de Azevedo, veja os riscos que os caramujos africanos podem representar para a população

8 dicas para combater o caramujo gigante, que causa meningite e prejuízos na lavoura

Com as chuvas frequentes na região, a umidade acaba colaborando para a investação dos Caramujos Africanos na cidade, por isso é preciso tomar alguns cuidados em sua residência, mantendo limpo e sem entulho. É comum moradores jogarem sal nos caramujos, porém tem que tomar outros cuidados.

Manter crianças longe dessas "pragas", quando o Caramujo é morto com sal, ele acaba soltando um liquido que é muito perigoso para a saúde, crianças podem acabar colocando a mão na terra, madeira ou quaisquer lugar que o Caramujo foi morto.

É recomendado fazer a colheta desse molusco de forma adequada e enterra-los aonde crianças e animais não tenham acesso, quando mais fundo melhor.

De acordo com dados da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), as espécies invasoras representam a segunda maior ameaça à biodiversidade em todo o planeta, só perdendo para os desmatamentos. No Brasil, um exemplo com impactos negativos para a natureza, a economia e também para a saúde humana é o caramujo africano, introduzido no país no final da década de 80, importado ilegalmente do leste e nordeste africanos como um substituto mais rentável do escargot.

O Departamento de Malacologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fiocruz, que é centro de referência nacional em malacologia médica, atua na identificação do molusco e no estudo das doenças que ele pode transmitir ao homem.

O vetor mais frequente da doença no país é o Caramujo Gigante Africano, que ingerem fezes de roedores contaminadas com as larvas do verme. Ao se locomoverem, liberam um muco contaminado que pode infectar humanos por meio de legumes, frutas e verduras mal lavados. O molusco, além de causar doenças, é responsável por prejuízos na agricultura.

8 dicas para combater o caramujo gigante, que causa meningite e prejuízos na lavoura

1. Nunca comer os moluscos capturados, tampouco criá-los.

2. Para capturá-los, utilize luvas ou sacos plásticos para proteger as mãos.

3. A melhor ocasião para capturar os moluscos é no crepúsculo e/ou dias nublados e chuvosos, pois é quando saem de seus abrigos em maior número.

4. Para destruí-los, coloque os moluscos encontrados em um balde com água e bastante sal de cozinha (NaCl), até que parem de se mexer. Depois, quebrar as conchas para que a água da chuva não fique nelas e depois enterrar ou por no lixo.

5. Os ovos dos moluscos, pequenos e de cor clara e duros, devem ser destruídos por fervura em água antes de colocá-los no lixo.

6. Não só os caramujos gigantes podem representar riscos, então evite manusear outras espécies de moluscos como lesmas e caracóis de jardim, pois podem ser também hospedeiros de Angiostrongilíase, principalmente em ambientes com presença de roedores.

7. Antes de consumir hortaliças, lavar cuidadosamente e desinfetar com solução clorada todas as folhosas que serão consumidas cruas.

8. Evitar lixo em quintais, jardins e terrenos.

Atenção! O site "Realidade MT" não se responsabiliza por calúnias, injúrias, linguajar inapropriado, preconceituoso ou quaisquer afirmações de natureza ofensiva que venham a ser veiculadas nesse espaço, sendo que essa responsabilidade recai inteiramente sobre o usuário que se utilizar deste espaço democrático e livre de forma inadequada.

VÍDEOS

José Medeiros discursa sobre a saída de Tiririca da política

OPINIÃO

Sigilo entre advogado e cliente é lei e deve ser respeitado
Este é o nosso primeiro artigo deste ano. Portanto, quero desejar-lhes um feliz 2018, de muita paz e...
Como você avalia os prós e contras de suas decisões?
Jordano foi promovido e saiu da tranquilidade do interior, onde morava, e hoje ocupa um super aparta...
ver mais

ENTRENENIMENTO

Netflix
Netflix pode distribuir internacionalmente ficção científica estrelada por Natalie Portman

TECNOLOGIA

Internet
Centenas de perfis falsos teriam tentado influenciar eleições no Brasil

ESTADO

Renegociação - de - Dívida
Governo se reúne com Banco Mundial e tratativas avançam
Benedito - Figueiredo
Secid vai rescindir contrato com empresa responsável por obra em ponte