Bem-vindo ao site do Norte de Mato Grosso, Peixoto de Azevedo/MT, segunda 23 de outubro 2017
Midia Kit
Peixoto de Azevedo - Caramujo - Africano

Caramujos infestam terrenos em Peixoto de Azevedo, veja os riscos que os caramujos africanos podem representar para a população

8 dicas para combater o caramujo gigante, que causa meningite e prejuízos na lavoura

Com as chuvas frequentes na região, a umidade acaba colaborando para a investação dos Caramujos Africanos na cidade, por isso é preciso tomar alguns cuidados em sua residência, mantendo limpo e sem entulho. É comum moradores jogarem sal nos caramujos, porém tem que tomar outros cuidados.

Manter crianças longe dessas "pragas", quando o Caramujo é morto com sal, ele acaba soltando um liquido que é muito perigoso para a saúde, crianças podem acabar colocando a mão na terra, madeira ou quaisquer lugar que o Caramujo foi morto.

É recomendado fazer a colheta desse molusco de forma adequada e enterra-los aonde crianças e animais não tenham acesso, quando mais fundo melhor.

De acordo com dados da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), as espécies invasoras representam a segunda maior ameaça à biodiversidade em todo o planeta, só perdendo para os desmatamentos. No Brasil, um exemplo com impactos negativos para a natureza, a economia e também para a saúde humana é o caramujo africano, introduzido no país no final da década de 80, importado ilegalmente do leste e nordeste africanos como um substituto mais rentável do escargot.

O Departamento de Malacologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fiocruz, que é centro de referência nacional em malacologia médica, atua na identificação do molusco e no estudo das doenças que ele pode transmitir ao homem.

O vetor mais frequente da doença no país é o Caramujo Gigante Africano, que ingerem fezes de roedores contaminadas com as larvas do verme. Ao se locomoverem, liberam um muco contaminado que pode infectar humanos por meio de legumes, frutas e verduras mal lavados. O molusco, além de causar doenças, é responsável por prejuízos na agricultura.

8 dicas para combater o caramujo gigante, que causa meningite e prejuízos na lavoura

1. Nunca comer os moluscos capturados, tampouco criá-los.

2. Para capturá-los, utilize luvas ou sacos plásticos para proteger as mãos.

3. A melhor ocasião para capturar os moluscos é no crepúsculo e/ou dias nublados e chuvosos, pois é quando saem de seus abrigos em maior número.

4. Para destruí-los, coloque os moluscos encontrados em um balde com água e bastante sal de cozinha (NaCl), até que parem de se mexer. Depois, quebrar as conchas para que a água da chuva não fique nelas e depois enterrar ou por no lixo.

5. Os ovos dos moluscos, pequenos e de cor clara e duros, devem ser destruídos por fervura em água antes de colocá-los no lixo.

6. Não só os caramujos gigantes podem representar riscos, então evite manusear outras espécies de moluscos como lesmas e caracóis de jardim, pois podem ser também hospedeiros de Angiostrongilíase, principalmente em ambientes com presença de roedores.

7. Antes de consumir hortaliças, lavar cuidadosamente e desinfetar com solução clorada todas as folhosas que serão consumidas cruas.

8. Evitar lixo em quintais, jardins e terrenos.

Atenção! O site "Realidade MT" não se responsabiliza por calúnias, injúrias, linguajar inapropriado, preconceituoso ou quaisquer afirmações de natureza ofensiva que venham a ser veiculadas nesse espaço, sendo que essa responsabilidade recai inteiramente sobre o usuário que se utilizar deste espaço democrático e livre de forma inadequada.

VÍDEOS

Goleiro de time da Indonésia morre após se chocar com brasileiro

OPINIÃO

Negociar é o caminho para a solução dos conflitos
O ex-presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, dizia: "a paz não é a ausência de conflito, mas a...
As crianças e a Mãe de Jesus
Em 12 de outubro, no Brasil, homenageamos Maria Santíssima, Mãe Universal da Humanidade, e as crianç...
ver mais

ENTRENENIMENTO

The - Traitor
Novo filme de Marco Bellocchio será rodado no Brasil

TECNOLOGIA

PornHub
Hackers distribuem malware no PornHub

ESTADO

Concurso
Polícia apura supostas falhas em concurso para delegado de MT e manda envelopes com provas para perícia
Pró - Estradas
Sinfra divulga datas das audiências em Alta Floresta, Alto Araguaia e Tangará da Serra