Bem-vindo ao site do Norte de Mato Grosso, Peixoto de Azevedo/MT, sexta 15 de dezembro 2017
Midia Kit
Internacional - Espanha

Catalunha declara independência, mas suspende processo para buscar diálogo

Pedido de suspensão da independência tem objetivo de possibilitar diálogo com Madri

Carles Puigdemont, declarou nesta terça-feira (10), ante o Parlamento regional, a independência da Catalunha em relação à Espanha

O presidente catalão, Carles Puigdemont, declarou nesta terça-feira (10), ante o Parlamento regional, a independência da Catalunha em relação à Espanha, mas pediu a suspensão dos efeitos da separação, durante algumas semanas, para possibilitar um diálogo com Madri. No dia 1º de outubro, um referendo de "autodeterminação" teve mais de 90% de votos favoráveis à independência da região.

— Peço ao Parlamento que suspenda a declaração de independência para iniciar um diálogo nas próximas semanas — declarou o líder ante os deputados catalães em Barcelona.

Segundo o jornal O Globo, Puigdemont disse que os catalães estão angustiados, mas enfatizou que não têm "nada contra Espanha e os espanhóis, ao contrário, queremos nos entender melhor".

— Durante este período, milhões de cidadãos chegaram à conclusão racional de que a única forma de manter o autogoverno é que a Catalunha se constitua um Estado. As últimas eleições ao Parlamento (regional) são provas disso — disse Puigdemont.

— Por isso, colocaram todas as iniciativas em Madri, pediram diálogo de todos os formatos para celebrar um referendo como o que se celebrou na Escócia, onde ambas as partes se comprometeram a respeitar o resultado. Por que não se pode fazer também na Espanha? A resposta foi uma negação absoluta e uma perseguição policial e judicial absoluta — afirmou, criticando as prisões de autoridades catalãs nas semanas anteriores ao referendo.

O governo espanhol considerou que "não é admissível" a declaração de independência "implícita" formulada por Puigdemont, indicou à AFP uma fonte do governo.

— Não é admissível fazer uma declaração implícita de independência para depois deixá-la em suspenso de maneira explícita — declarou um porta-voz.

Atenção! O site "Realidade MT" não se responsabiliza por calúnias, injúrias, linguajar inapropriado, preconceituoso ou quaisquer afirmações de natureza ofensiva que venham a ser veiculadas nesse espaço, sendo que essa responsabilidade recai inteiramente sobre o usuário que se utilizar deste espaço democrático e livre de forma inadequada.

VÍDEOS

José Medeiros discursa sobre a saída de Tiririca da política

OPINIÃO

Crescer exige mudanças
Muitas vezes ouço as pessoas dizerem, eu odeio mudanças. Na verdade as pessoas odeiam que as cois...
Todo grupo é mais forte que o indivíduo.
Não é raro ouvir questionamentos como: Qual a importância de ser representado por um sindicato? ou Q...
ver mais

ENTRENENIMENTO

Netflix
Netflix pode distribuir internacionalmente ficção científica estrelada por Natalie Portman

TECNOLOGIA

Internet
Centenas de perfis falsos teriam tentado influenciar eleições no Brasil

ESTADO

Renegociação - de - Dívida
Governo se reúne com Banco Mundial e tratativas avançam
Benedito - Figueiredo
Secid vai rescindir contrato com empresa responsável por obra em ponte