Bem-vindo ao site do Norte de Mato Grosso, Peixoto de Azevedo/MT, quarta 18 de outubro 2017
Midia Kit
Internacional - Espanha

Catalunha declara independência, mas suspende processo para buscar diálogo

Pedido de suspensão da independência tem objetivo de possibilitar diálogo com Madri

Carles Puigdemont, declarou nesta terça-feira (10), ante o Parlamento regional, a independência da Catalunha em relação à Espanha

O presidente catalão, Carles Puigdemont, declarou nesta terça-feira (10), ante o Parlamento regional, a independência da Catalunha em relação à Espanha, mas pediu a suspensão dos efeitos da separação, durante algumas semanas, para possibilitar um diálogo com Madri. No dia 1º de outubro, um referendo de "autodeterminação" teve mais de 90% de votos favoráveis à independência da região.

— Peço ao Parlamento que suspenda a declaração de independência para iniciar um diálogo nas próximas semanas — declarou o líder ante os deputados catalães em Barcelona.

Segundo o jornal O Globo, Puigdemont disse que os catalães estão angustiados, mas enfatizou que não têm "nada contra Espanha e os espanhóis, ao contrário, queremos nos entender melhor".

— Durante este período, milhões de cidadãos chegaram à conclusão racional de que a única forma de manter o autogoverno é que a Catalunha se constitua um Estado. As últimas eleições ao Parlamento (regional) são provas disso — disse Puigdemont.

— Por isso, colocaram todas as iniciativas em Madri, pediram diálogo de todos os formatos para celebrar um referendo como o que se celebrou na Escócia, onde ambas as partes se comprometeram a respeitar o resultado. Por que não se pode fazer também na Espanha? A resposta foi uma negação absoluta e uma perseguição policial e judicial absoluta — afirmou, criticando as prisões de autoridades catalãs nas semanas anteriores ao referendo.

O governo espanhol considerou que "não é admissível" a declaração de independência "implícita" formulada por Puigdemont, indicou à AFP uma fonte do governo.

— Não é admissível fazer uma declaração implícita de independência para depois deixá-la em suspenso de maneira explícita — declarou um porta-voz.

Atenção! O site "Realidade MT" não se responsabiliza por calúnias, injúrias, linguajar inapropriado, preconceituoso ou quaisquer afirmações de natureza ofensiva que venham a ser veiculadas nesse espaço, sendo que essa responsabilidade recai inteiramente sobre o usuário que se utilizar deste espaço democrático e livre de forma inadequada.

VÍDEOS

Goleiro de time da Indonésia morre após se chocar com brasileiro

OPINIÃO

As crianças e a Mãe de Jesus
Em 12 de outubro, no Brasil, homenageamos Maria Santíssima, Mãe Universal da Humanidade, e as crianç...
CUT e MST são sindicatos ou facções
Os empregados brasileiro mal celebraram a derrubada da lei do governo federal aonde eram obrigados a...
ver mais

ENTRENENIMENTO

The - Traitor
Novo filme de Marco Bellocchio será rodado no Brasil

TECNOLOGIA

PornHub
Hackers distribuem malware no PornHub

ESTADO

Concurso
Polícia apura supostas falhas em concurso para delegado de MT e manda envelopes com provas para perícia
Pró - Estradas
Sinfra divulga datas das audiências em Alta Floresta, Alto Araguaia e Tangará da Serra