Bem-vindo ao site do Norte de Mato Grosso, Peixoto de Azevedo/MT, segunda 18 de dezembro 2017
Midia Kit
Peixoto de Azevedo - Capacitação

Deputado assegura apoio a projeto de lapidação de pedras semipreciosas

A intenção principal é capacitar jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social

Deputado Pedro Satélite com o presidente da Coogavepe, Gilson Camboim. (Foto: Disney de Paula)

O deputado Pedro Satélite (PSD) esteve reunido com o presidente da Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Peixoto (COOGAVEPE), Gilson Camboim, discutindo a destinação de emenda parlamentar para o projeto de lapidação de pedras sempreciosas, desenvolvido pela Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), cooperativa e a prefeitura local. A intenção é atender aproximadamente 600 futuros artesãos, entre adolescentes e adultos.

De acordo com Camboim, o núcleo de Lapidação de Pedras Coradas de Peixoto de Azevedo, tem condições de ser uma referência no estado e o Brasil, mas é preciso ampliar a estrutura existente. "Além do ouro, temos na região uma enorme variedade de pedras semipreciosas que podem ser transformas em jóias e souvenirs. Por isso, é muito importante investir na capacitação de mão de obra", destacou.

A intenção principal é ofertar cursos de lapidação gratuitos a jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. As pedras utilizadas para este trabalho são as coradas, denominadas de semijoias encontradas em abundância nos garimpos da região. Entre elas, as mais comuns são, Ametistas, Cristal de Rocha e Quartzo Mutilado.

"Tenho certeza que ampliar o projeto será de grande valia para o fortalecimento da cadeia produtiva do ouro, que vai agregar também o artesanato em pedras. Melhor ainda é poder atender com isso, jovens em situação de vulnerabilidade social, que terão a oportunidade de aprender uma profissão e gerar renda para sua família", afirmou o deputado Pedro Satélite.

Atenção! O site "Realidade MT" não se responsabiliza por calúnias, injúrias, linguajar inapropriado, preconceituoso ou quaisquer afirmações de natureza ofensiva que venham a ser veiculadas nesse espaço, sendo que essa responsabilidade recai inteiramente sobre o usuário que se utilizar deste espaço democrático e livre de forma inadequada.

VÍDEOS

José Medeiros discursa sobre a saída de Tiririca da política

OPINIÃO

Crescer exige mudanças
Muitas vezes ouço as pessoas dizerem, eu odeio mudanças. Na verdade as pessoas odeiam que as cois...
Todo grupo é mais forte que o indivíduo.
Não é raro ouvir questionamentos como: Qual a importância de ser representado por um sindicato? ou Q...
ver mais

ENTRENENIMENTO

Netflix
Netflix pode distribuir internacionalmente ficção científica estrelada por Natalie Portman

TECNOLOGIA

Internet
Centenas de perfis falsos teriam tentado influenciar eleições no Brasil

ESTADO

Renegociação - de - Dívida
Governo se reúne com Banco Mundial e tratativas avançam
Benedito - Figueiredo
Secid vai rescindir contrato com empresa responsável por obra em ponte