Bem-vindo ao site do Norte de Mato Grosso, Peixoto de Azevedo/MT, segunda 18 de dezembro 2017
Midia Kit
Cidades - Alta - Floresta

Equipe de Saúde Bucal de Alta Floresta também estará na Policlinica nesta terça-feira

O Brasil apresenta número elevado de casos de câncer bucal, com uma taxa de sobrevida de 5 anos.

Ao salientar a importância de a população estar atenta aos fatores de risco e saber evitá-los Magda Pierin, coordenadora da Saúde Bucal do Município, informa que no dia 11 de julho, a equipe de saúde bucal, juntamente com os profissionais do Hospital de Câncer de Cuiabá, estará avaliando as pessoas na Policlínica, no Bairro Cidade Alta, a partir das 7 horas da manhã.

O Brasil apresenta número elevado de casos de câncer bucal, com uma taxa de sobrevida de 5 anos. O câncer de boca ocorre com maior frequência em homens com mais de 40 anos de idade, fumantes e que fazem uso regular de álcool. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 90% dos pacientes diagnosticados com câncer de boca eram fumantes. Constata-se que a associação entre cigarro e bebidas alcoólicas aumenta o risco para o câncer de boca. E a exposição ao sol sem proteção representa um fator de risco para o câncer de lábios, sendo este, mais comum em pessoas brancas e mais frequente no lábio inferior. Outros fatores, como a má higiene bucal e o uso de próteses dentárias mal adaptadas também aumentam o risco de desenvolvimento do câncer.

A cirurgiã-dentista Magda Pierin, coordenadora da Saúde Bucal do Município, salienta que “a detecção precoce de lesões na boca é fundamental para prevenir o câncer bucal” e ressalta que “é possível a prevenção desta doença, uma vez que muitos dos fatores de risco são evitáveis” (origem ambiental e comportamental). É importante estar atentos a sintomas como feridas na boca que não cicatrizam, nódulos, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na parte interna da boca. Estar alerta à dificuldade de falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de íngua no pescoço.

Para a prevenção do câncer bucal é importante a realização do auto-exame da boca, pois quando identificado no começo, o câncer de boca pode ser curado. Neste exame devem ser observados gengivas, mucosa jugal (bochechas) palato duro (céu da boca) e língua (principalmente as bordas), assoalho (região embaixo da língua). Evitar o consumo de álcool (responsável por 55% dos casos) e de tabaco (responsável por 90% dos casos em homens e 60% em mulheres), também é importante manter a higiene bucal e ter uma alimentação saudável.

Magda Pierin sugere que a qualquer sinal de alerta as pessoas procurem sua unidade de saúde e passem pela avaliação do dentista.

COMO fazer O AUTO-EXAME DA BOCA?

• Só é preciso de um espelho e um ambiente bem iluminado;
• Lave a boca e remova próteses dentárias, se for o caso;
• De frente para o espelho, veja se a pele do rosto e do pescoço tem algum sinal diferente;
• Puxe o lábio inferior para baixo e apalpe sua parte interna. Puxe o lábio superior para cima, e repita o processo;
• Afaste a bochecha e percorra, com o dedo, toda a gengiva e também embaixo da língua;
• Incline a cabeça para trás e, de boca aberta, examine o céu da boca. Observe também o fundo da garganta;
• Apalpe a língua em toda a sua extensão;

Procure mudanças na aparência dos lábios e da porção interna da boca, endurecimentos, caroços, feridas, sangramentos, inchaços, áreas dormentes e dentes amolecidos ou quebrados.
Evite fumo e álcool, faça uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes e, se notar alguma anormalidade, procure imediatamente um dentista.

Atenção! O site "Realidade MT" não se responsabiliza por calúnias, injúrias, linguajar inapropriado, preconceituoso ou quaisquer afirmações de natureza ofensiva que venham a ser veiculadas nesse espaço, sendo que essa responsabilidade recai inteiramente sobre o usuário que se utilizar deste espaço democrático e livre de forma inadequada.

VÍDEOS

José Medeiros discursa sobre a saída de Tiririca da política

OPINIÃO

Crescer exige mudanças
Muitas vezes ouço as pessoas dizerem, eu odeio mudanças. Na verdade as pessoas odeiam que as cois...
Todo grupo é mais forte que o indivíduo.
Não é raro ouvir questionamentos como: Qual a importância de ser representado por um sindicato? ou Q...
ver mais

ENTRENENIMENTO

Netflix
Netflix pode distribuir internacionalmente ficção científica estrelada por Natalie Portman

TECNOLOGIA

Internet
Centenas de perfis falsos teriam tentado influenciar eleições no Brasil

ESTADO

Renegociação - de - Dívida
Governo se reúne com Banco Mundial e tratativas avançam
Benedito - Figueiredo
Secid vai rescindir contrato com empresa responsável por obra em ponte