Bem-vindo ao site do Norte de Mato Grosso, Peixoto de Azevedo/MT, sexta 15 de dezembro 2017
Midia Kit
Saúde e Bem Estar - Estresse

Estudar sem estresse: dicas que vão facilitar a vida escolar

O estresse é um dos principais motivos para o mau desempenho escolar

Associado à vida adulta e às rotinas laborais cada vez mais complexas e apressadas, o estresse é uma condição que também afeta os estudantes, de forma especial durante o período escolar.

Com o avançar da matéria (que tende a ficar mais 'volumosa' e complicada) e com as mil e uma distrações que existem nos dias de hoje - e quase todas à distância de um clique -, a simples tarefa de prestar atenção ao estudo pode ser um verdadeiro desafio para os mais novos, que ficam estressados e ansiosos seja por não conseguirem concentrar-se, seja por desejarem um momento de descontração em frente ao computador ou celular.

Encontrar o equilíbrio é a forma mais eficaz de melhorar o estudo das crianças e jovens, mas também de evitar estes momentos de tensão e estresse, que rapidamente se alastram para outras situações até se enraizarem na personalidade da criança, afetando o comportamento e bem-estar.

Como destaca o India Today, cabe aos pais promoverem uma boa qualidade de estudo aos filhos, criando a infraestrutura necessária para que o momento alie o conforto à concentração, mas também para que o gosto pela matéria seja uma realidade.

Estudar sem estresse é possível e são estas as dicas que vão facilitar a vida do seu filho. Tome nota:

1 - Traçar um objetivo realista para a criança, objetivo esse que pode ser relativo a uma nota (servindo de motivação para estudar) ou ao período diário de estudo, que deve ser ponderado tendo em conta a importância da criança e do jovem ter também algum tempo livre.

2 - Planejar o dia. Assim como as aulas estão agendadas, os períodos de estudo devem também ficar previamente programados, de forma que o estudante tenha um rotina de estudo certa e eficaz. A organização é fundamental para o sucesso.

3 - Fazer pausas ao longo do estudo, dando à criança alternativas de relaxamento nesses momentos.

4 - Traçar limites, seja no que diz respeito a horas de estudo ou a disciplinas a estudar em cada dia. O objetivo é que o momento de estudo seja diversificado mas, acima de tudo, consciente e adequado.

5 - Evitar a procrastinação. Se há um trabalho com data de entrega, então deve ser estipulada uma data de concretização, sendo que os pais devem incutir à criança e ao jovem a importância de não deixar para amanhã o que pode ser feito hoje (dando, claro, o exemplo para isso).

6 - Ter uma boa rotina de sono, devendo a criança/jovem dormir pelo menos sete a oito horas por dia, especialmente nas vésperas dos testes ou exames.

7 - Banir os alimentos que alteram o organismo e fazem disparar o cortisol, como todos os que são processados, ricos em sódio, açúcar e gorduras trans e saturadas. Os alimentos de origem vegetal devem ser os protagonistas, sendo fundamental não saltar refeições.

Atenção! O site "Realidade MT" não se responsabiliza por calúnias, injúrias, linguajar inapropriado, preconceituoso ou quaisquer afirmações de natureza ofensiva que venham a ser veiculadas nesse espaço, sendo que essa responsabilidade recai inteiramente sobre o usuário que se utilizar deste espaço democrático e livre de forma inadequada.

VÍDEOS

José Medeiros discursa sobre a saída de Tiririca da política

OPINIÃO

Crescer exige mudanças
Muitas vezes ouço as pessoas dizerem, eu odeio mudanças. Na verdade as pessoas odeiam que as cois...
Todo grupo é mais forte que o indivíduo.
Não é raro ouvir questionamentos como: Qual a importância de ser representado por um sindicato? ou Q...
ver mais

ENTRENENIMENTO

Netflix
Netflix pode distribuir internacionalmente ficção científica estrelada por Natalie Portman

TECNOLOGIA

Internet
Centenas de perfis falsos teriam tentado influenciar eleições no Brasil

ESTADO

Renegociação - de - Dívida
Governo se reúne com Banco Mundial e tratativas avançam
Benedito - Figueiredo
Secid vai rescindir contrato com empresa responsável por obra em ponte