Bem-vindo ao site do Norte de Mato Grosso, terça 27 de junho 2017
Midia Kit, Clique aqui para receber as principais notícias
Cidades - Juína

IBAMA realiza apreensões em área de grilagem de terras no município de Juína

Áreas de floresta tem sido alvos de grileiros em toda a região que retiram as madeiras comerciais,

No dia 13 de maio, o IBAMA realizou vistoria em área de grilagem de terras na gleba Rio Preto, Fazenda Santa Rosa. A propriedade que possui mais de 1.340 hectares de floresta nativa foi invadida ainda em 2015 e têm sido alvo de intensa extração ilegal de madeira, desmatamento e grilagem.

A vistoria ocorreu no sábado, tendo em vista que o transporte da madeira ocorre principalmente nos finais de semana para evitar a fiscalização. A operação contou com nove agentes do IBAMA em resultou na apreensão de dois caminhões, um trator de esteira e 32,3 metros cúbicos de madeira in natura. Os responsáveis se evadiram do local ao serem avisados da fiscalização do IBAMA. Os bens foram apreendidos. A madeira foi doada à prefeitura de Juína.

Áreas de floresta tem sido alvos de grileiros em toda a região que retiram as madeiras comerciais, desmatam e plantam capim e comercializam os lotes por até 15 mil reais o alqueire (2,4 hectares).

A grilagem se tornou um meio de vida na região, pois é lucrativa. Embora não tenham título, a venda de áreas griladas e convertidas a pastagem não possui nenhum obstáculo, uma vez que há carência de informações quanto a documentação exigida e a crença de “um dia regularizar as áreas” Informa o Chefe da Unidade do IBAMA em Juína Evandro Selva.

Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais -INPE o desmatamento na Amazônia Legal aumentou em 29% nos comparativos dos anos de 2015/2016, embora cada região tenha suas causas específicas devido as características regionais, a grilagem de terras (tituladas ou não) na região noroeste do estado do Mato Grosso tem sido o dínamo do desmatamento ilegal argumenta Lívia Karina Martins Superintendente do IBAMA em Mato Grosso.

Atenção! O site "Realidade MT" não se responsabiliza por calúnias, injúrias, linguajar inapropriado, preconceituoso ou quaisquer afirmações de natureza ofensiva que venham a ser veiculadas nesse espaço, sendo que essa responsabilidade recai inteiramente sobre o usuário que se utilizar deste espaço democrático e livre de forma inadequada.

VÍDEOS

"Centro-Oeste carrega o Brasil nas costas, sem contrapartidas"

OPINIÃO

Vencendo as diferenças
O dia 25 de junho marca a adoção pela ONU (Organização das Nações Unidas) da Declaração e Programa d...
Quem tem ideal não envelhece
Achei, nos meus alfarrábios, texto que publiquei, em 3 de maio de 1987, na Folha de S. Paulo, dedica...
ver mais

ENTRENENIMENTO

Cinema
Diretor de A Múmia afirma: "Fiz o filme para o público, não para os críticos"

TECNOLOGIA

Google - for - Jobs
O sistema de buscas da Google pode ajudar a encontrar seu próximo emprego

ESTADO

Saúde
Governador critica deputados que são contra repasse de R$ 82 milhões para Saúde
Simcar
Produtores de Mato Grosso têm 90 dias para fazer adequações no novo sistema de CAR