Bem-vindo ao site do Norte de Mato Grosso, Peixoto de Azevedo/MT, quarta 23 de maio 2018
Midia Kit
Cidades - Juína

IBAMA realiza apreensões em área de grilagem de terras no município de Juína

Áreas de floresta tem sido alvos de grileiros em toda a região que retiram as madeiras comerciais,

No dia 13 de maio, o IBAMA realizou vistoria em área de grilagem de terras na gleba Rio Preto, Fazenda Santa Rosa. A propriedade que possui mais de 1.340 hectares de floresta nativa foi invadida ainda em 2015 e têm sido alvo de intensa extração ilegal de madeira, desmatamento e grilagem.

A vistoria ocorreu no sábado, tendo em vista que o transporte da madeira ocorre principalmente nos finais de semana para evitar a fiscalização. A operação contou com nove agentes do IBAMA em resultou na apreensão de dois caminhões, um trator de esteira e 32,3 metros cúbicos de madeira in natura. Os responsáveis se evadiram do local ao serem avisados da fiscalização do IBAMA. Os bens foram apreendidos. A madeira foi doada à prefeitura de Juína.

Áreas de floresta tem sido alvos de grileiros em toda a região que retiram as madeiras comerciais, desmatam e plantam capim e comercializam os lotes por até 15 mil reais o alqueire (2,4 hectares).

A grilagem se tornou um meio de vida na região, pois é lucrativa. Embora não tenham título, a venda de áreas griladas e convertidas a pastagem não possui nenhum obstáculo, uma vez que há carência de informações quanto a documentação exigida e a crença de “um dia regularizar as áreas” Informa o Chefe da Unidade do IBAMA em Juína Evandro Selva.

Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais -INPE o desmatamento na Amazônia Legal aumentou em 29% nos comparativos dos anos de 2015/2016, embora cada região tenha suas causas específicas devido as características regionais, a grilagem de terras (tituladas ou não) na região noroeste do estado do Mato Grosso tem sido o dínamo do desmatamento ilegal argumenta Lívia Karina Martins Superintendente do IBAMA em Mato Grosso.

Atenção! O site "Realidade MT" não se responsabiliza por calúnias, injúrias, linguajar inapropriado, preconceituoso ou quaisquer afirmações de natureza ofensiva que venham a ser veiculadas nesse espaço, sendo que essa responsabilidade recai inteiramente sobre o usuário que se utilizar deste espaço democrático e livre de forma inadequada.

VÍDEOS

José Medeiros discursa sobre a saída de Tiririca da política

OPINIÃO

Sigilo entre advogado e cliente é lei e deve ser respeitado
Este é o nosso primeiro artigo deste ano. Portanto, quero desejar-lhes um feliz 2018, de muita paz e...
Como você avalia os prós e contras de suas decisões?
Jordano foi promovido e saiu da tranquilidade do interior, onde morava, e hoje ocupa um super aparta...
ver mais

ENTRENENIMENTO

Netflix
Netflix pode distribuir internacionalmente ficção científica estrelada por Natalie Portman

TECNOLOGIA

Internet
Centenas de perfis falsos teriam tentado influenciar eleições no Brasil

ESTADO

Renegociação - de - Dívida
Governo se reúne com Banco Mundial e tratativas avançam
Benedito - Figueiredo
Secid vai rescindir contrato com empresa responsável por obra em ponte