Bem-vindo ao site do Norte de Mato Grosso, Peixoto de Azevedo/MT, segunda 25 de junho 2018
Midia Kit

Mediação: ferramenta de promoção da paz social


É sabido que o estado de Mato Grosso é um dos mais violentos em conflitos envolvendo a disputa por terras no Brasil. Esta triste realidade se dá por uma series de fatores, entre os quais a burocracia estatal que é sem dúvida o maior desafio a ser sanado pelas autoridades.

Em uma sociedade onde o diálogo é quase nenhum e a individualidade se sobrepõe ao coletivo, os diferentes iniciam uma verdadeira batalha campal armada na defesa de seus interesses. E neste contexto, a promoção da paz é uma alternativa para trazer um pouco de harmonia a esse povo.

Um dos objetivos da Câmara Setorial Temática de Mediação de Conflitos Agrários e Regularização Fundiária Rural e Urbana da AL/MT é promover a cultura de paz social através da formação de mediadores especializados em conflitos fundiários. Profissionais que terão como missão difundir a cultura da tolerância e respeito ao próximo.

A mediação é um meio pacífico e amigável de resolução e boa administração de conflitos que se baseia no diálogo e na solidariedade humana. Por meio dela, as próprias partes chamam para si a responsabilidade do problema vivido e tentam resolve-lo por meio do diálogo. Conta com o auxílio do mediador, terceiro imparcial e capacitado que facilita o diálogo entre os envolvidos no litígio.

A valorização das pessoas é de suma importância , uma vez que são elas as principais peças responsáveis pela resolução da divergência. Neste sentido, o ganha-ganha, outro aspecto relevante da mediação, ocorre porque se tenta chegar a um acordo benéfico para todos os envolvidos.

O conflito, normalmente, é compreendido como algo negativo, que coloca as partes umas contra as outras. Porém, a mediação tenta mostrar que as divergências são naturais e necessárias, pois possibilitam o crescimento e as mudanças. Neste sentido, negativo é a má-administração do conflito.

A mediação possibilita a discussão do conflito real proporcionando o restabelecimento do diálogo entre as partes. E esse conflito real pode, enfim, ser trabalhado e dirimido.

Por Elvis Klauk Jr, advogado e Presidente da Câmara Setorial Temática de Mediação de Conflitos Agrários e Regularização Fundiária Rural e Urbana da AL/MT.

VÍDEOS

José Medeiros discursa sobre a saída de Tiririca da política

OPINIÃO

Sigilo entre advogado e cliente é lei e deve ser respeitado
Este é o nosso primeiro artigo deste ano. Portanto, quero desejar-lhes um feliz 2018, de muita paz e...
Como você avalia os prós e contras de suas decisões?
Jordano foi promovido e saiu da tranquilidade do interior, onde morava, e hoje ocupa um super aparta...
ver mais

ENTRENENIMENTO

Netflix
Netflix pode distribuir internacionalmente ficção científica estrelada por Natalie Portman

TECNOLOGIA

Internet
Centenas de perfis falsos teriam tentado influenciar eleições no Brasil

ESTADO

Renegociação - de - Dívida
Governo se reúne com Banco Mundial e tratativas avançam
Benedito - Figueiredo
Secid vai rescindir contrato com empresa responsável por obra em ponte