Bem-vindo ao site do Norte de Mato Grosso, Peixoto de Azevedo/MT, sexta 18 de agosto 2017
Midia Kit

Uma empresa, a solução perfeita e a miopia de uma equipe


Em uma reunião com a equipe de gerentes, o diretor de uma rede de restaurantes tradicionais em São Paulo diz: "Temos que diminuir as despesas, nosso lucro está indo embora pelos excessos, desperdícios. Fiz uma análise em relação ao concorrente e descobri que eles faturam menos que nós, porém tenho visto que eles fazem muito mais investimentos que a gente. Nosso lucro está indo embora em falta de controle e altos custos, precisamos cortar as despesas", conclui o diretor.

Os gerentes ouvem e concordam que precisam cobrar de toda a equipe atenção e ação neste aspecto. Assim um dos gerentes do grupo se reúne com seu time e diz: "Todos precisamos economizar. A nossa meta é diminuir as despesas, pois o nosso lucro está indo todo embora nos altos custos e desperdício!"

Observando isso os maîtres, o comprador, os cozinheiros, auxiliares e outros membros da equipe acatam a informação e começam a buscar soluções para o problema em questão:

*O filé do cardápio substituíram por colchão mole;

* O azeite por óleo de girassol em um galheteiro bonito;

* O cafezinho "cortesia", trocaram a marca por um tipo C;

*O catchup caseiro de tomates robustos e vermelhos por sachês de conteúdo

rosa pink cheio de corantes;

E assim várias alterações estavam sendo feitas com afinco por cada um deles em "prol" da empresa. A intenção deles era a melhor. Iriam conseguir resolver o problema apontado ali.

Mas os clientes notaram as mudanças e as reclamações começaram...

O maître (líder do salão de atendimento) cansado de tantas queixas vindas dos clientes, tenta várias vezes - sem resultado - conversar com seus colegas, porém eles alegam estarem fazendo cada um a sua parte, que o maître deveria parar de reclamar e cumprir com a sua função de contornar as reclamações, fazer o cliente se acostumar, evitando que o freguês fosse embora.

"Maître resistente. Tem dificuldades em lidar com mudanças! Será que ele não entendeu o que nosso patrão disse? Que se não cortarmos custos podemos fechar?", avalia um membro da equipe com outros colaboradores.

O maître cansado de ser rotulado como o resistente e chato da turma, resolve procurar o gerente da unidade, que de costume faz sua gestão a maioria do tempo dentro da sua sala em frente ao computador, esperando o final do mês para analisar seus relatórios e ver os resultados de seus direcionamentos. Ali o líder de salão desabafa ao gerente.

"Estou cansado! Não estou entendendo este novo direcionamento. Trabalho aqui há anos e não acredito que essa seja a essência do nosso restaurante. Estamos perdendo a qualidade desde a última reunião há 20 dias. Os clientes queixam comigo e eu não consigo contornar essa situação, pois esse novo formato não condiz com a essência, a identidade dos nossos restaurantes!", argumenta o maître.

E ali, o maître vai compartilhando tudo que está acontecendo e o gerente enfurecido com as informações que está recebendo também desabafa.

Cynthia Lemos é Psicóloga Empresarial e Coach na Grandy Desenvolvimento Humano. Especialista no Desenvolvimento de Líderes e Empresas tem a missão de: Expandir a Consciência e Gerar Ações Transformadoras - para pessoas e empresas que desejam evoluir em seus projetos e objetivos

VÍDEOS

Parceria está proporcionando recuperação da estrada E60 na Gleba Iriri/Jarinã

OPINIÃO

Jesus é maior do que pensamos
Costumo afirmar que o Pai Celestial desaprova qualquer manifestação de ódio em Seu Santo Nome. I...
Mulheres Cidadãs
O futuro do mundo depende essencialmente da atenção e da magnanimidade de suas mulheres. Temos extra...
ver mais

ENTRENENIMENTO

Filmes
Homem-Formiga e Vespa | Vídeo divertido celebra o começo da produção

TECNOLOGIA

App
Aplicativo Economiza Club ajuda o consumidor a economizar em compras de supermercado e farmácia

ESTADO

Desenvolve - MT
Mutuários têm débitos regularizados com até 90% de desconto na Desenvolve MT
Desenvolve MT
Mutirão da Conciliação oferece descontos de até 90% para quem negociar débitos até o dia 11